ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://old.icict.fiocruz.br)

Início > Semana da Avaliação 2025, em Brasília, debateu “Práticas, conhecimentos e evidências em políticas públicas”

Você está aqui: Início [1] » Arquivo de notícias [2] » Semana da Avaliação 2025, em Brasília, debateu “Práticas, conhecimentos e evidências em políticas públicas”

Semana da Avaliação 2025, em Brasília, debateu “Práticas, conhecimentos e evidências em políticas públicas”

por
Nippis (Divulgação), com Ascom Icict/Fiocruz e Ascom Fiocruz Brasília
,
09/06/2025

Foto: A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásia, fala na abertura do evento | Crédito: Ascom/Fiocruz Brasília

Fotos das pesquisadoras Cristina Rabelais e Carolina Carvalho: Arquivo Pessoal

Entre os dias 20 e 22 de maio, pesquisadoras do NEv NIPPIS – Núcleo de Evidências do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social [3] e do Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde – Proadess [4] – participaram da Semana da Avaliação 2025, realizada pela Fiocruz Brasília. O evento consolidou o papel da Fiocruz como espaço estratégico de articulação entre ciência, gestão e políticas públicas baseadas em evidências. 

Com o tema “Práticas, conhecimentos e evidências em políticas públicas”, o encontro reuniu especialistas, gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil em uma ampla programação. As pesquisadoras que representavam o Icict foram: pelo Nippis, a coordenadora Cristina Rabelais e a pesquisadora Dolores Abreu (de forma remota); e a coordenadora conjunta do Proadess, Carolina de Campos Carvalho. 

Nippis fazendo laços

Com uma programação diversificada, incluindo mesas-redondas, miniaulas e oficinas, a Semana da Avaliação promoveu debates relevantes sobre o uso de evidências na formulação e monitoramento de políticas públicas, os desafios da institucionalização das práticas avaliativas, a importância da colaboração interinstitucional e os impactos da desinformação nos processos de decisão. A edição de 2025 também trouxe à tona questões emergentes como os efeitos das mudanças climáticas e a comunicação de evidências. 

O evento contou com o apoio da Coalizão Brasileira pelas Evidências, com mais de 40 instituições que trabalham com o tema de intervenções sociais informadas por evidências. O Nev Nippis faz parte dessa rede, por meio do seu NEv associado, que é membro da EVIPNet.

Para Cristina Rabelais, "a Semana de Avaliação 2025 foi um evento muito expressivo para consolidar o uso de evidências para informar políticas públicas e fortalecer a cooperação entre instituições. Foi uma excelente oportunidade de aprendizado e troca de experiências". A coordenadora do Núcleo destacou que a participação do NEv Nippis “reforça o compromisso do Núcleo com o aprimoramento das políticas públicas voltadas à inclusão e aos direitos humanos, especialmente no campo da saúde”.

Proadess compartilhando

Para a pesquisadora Carolina de Campos Carvalho, a Semana de Avaliação foi um espaço para conhecer e trocar com outras experiências no campo do monitoramento e avaliação.

“No evento, foram apresentadas experiências de instituições públicas no campo do monitoramento e avaliação e do uso de evidências em políticas públicas. As miniaulas e oficinas também funcionaram como espaços para a integração e interação com profissionais que atuam em iniciativas nesses temas”, falou.   

Carolina Carvalho destacou o caráter multiplicador da experiência: “nos últimos dias já compartilhei um pouco do que vi na Semana de Avaliação com a equipe do Proadess e com a turma da Especialização em Sistemas de Informação, Monitoramento e Análise de Saúde Pública", disse.

Tema transversal

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, na abertura do evento destacou o “compromisso da Fiocruz” com a valorização da cultura avaliativa e sua aplicação nos territórios brasileiros. Para ela, “a cultura avaliativa precisa considerar as diversas realidades do nosso país, tão plural e com tantas adversidades. Avaliar não é apenas medir: é compreender os impactos reais das políticas públicas na vida das pessoas e tornar isso parte da nossa prática cotidiana”.

Participaram da Semana de Avaliação 2025 representantes de nove ministérios que, segundo Fabiana Damásio, reforçam a transversalidade do tema nas ações do governo federal.

Cerca de 21 instituições federais, representando diferentes esferas da administração pública — federal, estadual e municipal, estavam no evento. A Semana contou com mais de 900 inscritos e teve o apoio da Coalizão Brasileira pelas Evidências, uma rede com mais de 40 instituições que trabalham com o tema de intervenções sociais informadas por evidências. Profissionais que integram a rede estiveram entre os participantes, palestrantes e organizadores do evento. 

Além da Coalização, participaram da organização do evento: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Fundação Oswaldo Cruz (Unidades de Brasília e Mato Grosso do Sul), Ministério da Saúde, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SAGICAD/MDS), Secretaria de Monitoramento e Avaliação do Ministério do Planejamento e Orçamento (SMA/MPO).  

Saiba mais sobre a Semana de Avaliação 2025, clicando aqui [5] e veja as fotos do evento aqui [6]
 

  • Compartilhar [7]

Assuntos relacionados

Núcleo de Evidências do NIPPIS é reconhecido pela Rede EVIPNet Brasil do Ministério da Saúde [3]

Evento aconteceu dia 22/4 e teve a presença de toda a equipe do Núcleo de Evidências do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NEv NIPPIS)

Último episódio da primeira temporada do podcast “Rolando os Dados” celebra os 10 anos do Nippis [8]

Podcast traz reflexões sobre os caminhos trilhados pelo Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (Nippis/Icict & Unifase)

[9]

Laboratório de Informação em Saúde - LIS [9]

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Para saber mais

📌 Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social - Nippis [10]
📌 Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde – Proadess [4]
📌 Coalizão Brasileira pelas Evidências [11]
📌 Semana de Avaliação 2025 [5]

Source URL:https://old.icict.fiocruz.br/content/semana-da-avaliacao-2025-em-brasilia-debateu-praticas-conhecimentos-e-evidencias-em

Links
[1] https://old.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://old.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias [3] https://old.icict.fiocruz.br/node/8816 [4] https://www.proadess.icict.fiocruz.br/ [5] https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/semana-da-avaliacao-2025-encerra-com-protagonismo-na-producao-e-uso-de-evidencias-para-politicas-publicas/ [6] https://www.flickr.com/photos/fiocruzbrasilia/albums/72177720326316582/ [7] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fold.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F8884 [8] https://old.icict.fiocruz.br/node/8865 [9] https://old.icict.fiocruz.br/node/80 [10] https://nippis.icict.fiocruz.br/ [11] https://coalizaopelasevidencias.org.br/