ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://old.icict.fiocruz.br)

Início > Relatório da OMS mostra que indústrias de produtos que competem com a amamentação miram mulheres lactantes na internet

Você está aqui: Início [1] » Arquivo de notícias [2] » Relatório da OMS mostra que indústrias de produtos que competem com a amamentação miram mulheres lactantes na internet

Relatório da OMS mostra que indústrias de produtos que competem com a amamentação miram mulheres lactantes na internet

por
Aline Boueri (Observa Infância)
,
29/04/2022

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lança nesta sexta-feira (29/04) o relatório Scope and impact of digital marketing strategies for promoting breast-milk substitutes [3], sobre o impacto global do marketing digital na promoção e na venda de produtos que competem com o aleitamento materno, como fórmulas infantis e mamadeiras.

Em alguns países, 8 em cada 10 mulheres que viram conteúdo promocional desses produtos tiveram acesso a essas publicidades na internet.

Os posts de companhias que fabricam produtos que competem com o aleitamento materno tem um alcance três vezes maior que o de posts relacionados aos benefícios do aleitamento materno.

O relatório também mostra que mulheres que publicam em suas redes sociais conteúdo relacionado a suas experiências com a amamentação são assediadas com a publicidade de produtos como mamadeiras e fórmulas infantis.

Cristiano Boccolini, pesquisador do Observa Infância e do Laboratório de Informação em Saúde (LIS)/Icict, foi consultor da OMS nas Américas para este tema. Ele vai participar do lançamento do relatório em um evento virtual da OMS nesta sexta-feira (29/04), ao meio-dia, horário de Brasília. Boccolini é pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculado ao Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Para acompanhar o evento, basta se registrar aqui: Launch of new WHO report on the scope and impact of digital marketing for the promotion of breast-milk substitutes [4].

Sobre o Observa Infância 

O Observatório de Saúde na Infância - Observa Infância é uma iniciativa de divulgação científica para levar ao conhecimento da sociedade dados e informações sobre a saúde de crianças de até 5 anos. O objetivo é ampliar o acesso à informação qualificada e facilitar a compreensão sobre dados obtidos junto aos sistemas nacionais de informação. As evidências científicas trabalhadas são resultado de investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Patricia e Cristiano Boccolini no âmbito do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase),com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Bill e Melinda Gates.

Assista o vídeo do pesquisador Cristiano Boccolini explicando o relatório lançado pela OMS:

 

  • Compartilhar [5]

Assuntos relacionados

[6]

Projeto BASIS une ciência e design pela redução da mortalidade infantil [6]

A aplicação baseia-se em dados e visualizações. Saiba mais nesta quarta-feira, 29, às 14h, no webinar de lançamento

[7]

Covid-19: Pesquisa da Fiocruz analisa dados sobre mortes de crianças [7]

Dados da pesquisa, coordenada por Cristiano Boccolini (LIS), mostram que quase metade das crianças mortas pela doença tinha até 2 anos de idade

[8]

Laboratório de Informação em Saúde - LIS [8]

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Para saber mais

Leia o relatório: Scope and impact of digital marketing strategies for promoting breastmilk substitutes [3]

Source URL:https://old.icict.fiocruz.br/content/relatorio-da-oms-mostra-que-industrias-de-produtos-que-competem-com-amamentacao-miram

Links
[1] https://old.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://old.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias [3] https://www.who.int/publications/i/item/9789240046085 [4] https://www.who.int/news-room/events/detail/2022/04/29/default-calendar/launch-of-new-who-report-on-the-scope-and-impact-of-digital-marketing-for-the-promotion-of-breast-milk-substitutes [5] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fold.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F6935 [6] https://old.icict.fiocruz.br/node/6542 [7] https://old.icict.fiocruz.br/node/6437 [8] https://old.icict.fiocruz.br/node/80