ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://old.icict.fiocruz.br)

Início > Depoimentos DUDH 2: 'A discussão da desigualdade é cada um ter direito de como indivíduo se desenvolver ao máximo'

Você está aqui: Início [1] » Arquivo de notícias [2] » Depoimentos DUDH 2: 'A discussão da desigualdade é cada um ter direito de como indivíduo se desenvolver ao máximo'

Depoimentos DUDH 2: 'A discussão da desigualdade é cada um ter direito de como indivíduo se desenvolver ao máximo'

por
Icict
,
30/11/2018

Marina Pita
(jornalista, integrante do Coletivo Brasil de Comunicação Social - Invervozes)

"Felizmente, a gente já tem um entendimento maior hoje na sociedade do que é o direito à comunicação, do que é a liberdade de expressão e do direito de acesso à informação, que são essenciais para garantia dos demais direitos: direito à saúde, educação, moradia etc.

O que as pessoas às vezes esquecem é que você tem que garantir o direito à comunicação e isso tem muito a ver com você garantir o acesso aos meios de comunicação".

 

Nísia Trindade Lima
(doutora em Sociologia e presidente da Fundação Oswaldo Cruz)

"Nesse momento que comemoramos os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é muito importante a afirmacao do direito à saude, do direito à educação, do direito à equidade (...)

E colocarmos de uma forma muito clara que em um período que em todo o mundo vemos retrocessos aos direitos, que possamos afirmar a nossa luta contra a desigualdade".

 

Rita Barata
(doutora em Medicina Preventiva e professora)

"A discussão da desigualdade é cada um ter direito de como indivíduo se desenvolver ao máximo e é isso que a Declaração Universal dos Direitos Humanos prega. Nós não queremos ser todos iguais, nós queremos ter nossas diferenças respeitadas". 

 

Sonia Fleury
(doutora em Ciência Política e pesquisadora sênior na Fiocruz)

"Enquanto os  Direitos Humanos não forem respeitados nas favelas, enquanto não acabarmos com o racismo nos próprios órgãos públicos, não tem direito social, não tem saúde, não tem nada disso. 

A nossa luta tem que ser para que a civilização, o estado de bem-estar chegue para população que mais precisa".

  • Compartilhar [3]

Assuntos relacionados

[4]

Icict inaugura exposição pelos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos [4]

Mostra fotográfica e de vídeos pode ser visitada na Biblioteca de Manguinhos até 13/12

[5]

‘A pauta dos direitos humanos precisa ser debatida e atualizada de forma permanente’ [5]

Em 2018, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos. Icict realiza, em 28/11, seminário sobre o tema, 9h, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos.

Para saber mais

Especial Icict: 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos [6]
Organização das Nações Unidas - Declaração Universal dos Direitos Humanos [7]

Source URL:https://old.icict.fiocruz.br/content/depoimentos-70-anos-DUDH2

Links
[1] https://old.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://old.icict.fiocruz.br/arquivo-de-noticias [3] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fold.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F4856 [4] https://old.icict.fiocruz.br/node/4851 [5] https://old.icict.fiocruz.br/node/4819 [6] https://old.icict.fiocruz.br/content/70-anos-da-declara%C3%A7%C3%A3o-dos-direitos-humanos [7] https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/declaracao/