ICICT | Fiocruz
Published on ICICT | Fiocruz (https://old.icict.fiocruz.br)

Início > Homenagem a Lobato Paraense

Você está aqui: Início [1] » Sobre o Icict [2] » Memória Institucional [3] » Homenagem a Lobato Paraense

Homenagem a Lobato Paraense

O Icict prestou homenagem ao pesquisador Wladimir Lobato Paraense, falecido em fevereiro de 2012, ao dar à Sala de Periódicos Correntes, da Biblioteca de Ciências Biomédicas, o seu nome. A placa foi descerrada, em setembro de 2012, por Lygia dos Reis Corrêa, viúva do pesquisador, considerado um dos mais importantes especialistas em moluscos do mundo.

Prestigiaram a cerimônia o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação, Nísia Trindade Lima, o diretor do Icict, Umberto Trigueiros, a diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Tânia Araújo Jorge, e o chefe da Biblioteca, Paulo Garrido, além de funcionários e amigos do pesquisador. O espaço agora se chama Sala de Periódicos Lobato Paraense.

Responsável pela identificação dos caramujos vetores da esquistossomose, o pesquisador Wladimir Lobato Paraense, falecido em fevereiro de 2012, ingressou como pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz ainda na década de 1940 e dedicou décadas de trabalho ao Instituto. A Casa Amarela, edificação situada no campus onde Lobato morou boa parte de sua vida, também ganhou seu nome em uma homenagem da presidência da Fiocruz.

  • Compartilhar [4]

Galeria de fotos

Paulo Gadelha (esq), Umberto Trigueiros (dir) e no centro Lygia Corrêa [5]
Presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha e Lygia Corrêa [6]
Descerramento da placa [7]
Reinauguração da Sala de Periódicos Correntes Wladimir Lobato Paraense [8]
Exposição na Sala de Periódicos Correntes [9]
Lygia Corrêa é presenteada durante homenagem [10]
Autoridades da Fiocruz e Lygia Corrêa [11]
Abre galeria de imagens [12]
Fecha galeria de imagens [12]

Source URL:https://old.icict.fiocruz.br/content/homenagem-lobato-paraense

Links
[1] https://old.icict.fiocruz.br/../.. [2] https://old.icict.fiocruz.br/sobre-o-icict [3] https://old.icict.fiocruz.br/../content/memoria-institucional [4] https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fold.icict.fiocruz.br%2Fprint%2F242 [5] https://old.icict.fiocruz.br/sites/old.icict.fiocruz.br/files/paginas-9.jpg [6] https://old.icict.fiocruz.br/sites/old.icict.fiocruz.br/files/paginas-13.jpg [7] https://old.icict.fiocruz.br/sites/old.icict.fiocruz.br/files/paginas-17.jpg [8] https://old.icict.fiocruz.br/sites/old.icict.fiocruz.br/files/paginas-19.jpg [9] https://old.icict.fiocruz.br/sites/old.icict.fiocruz.br/files/paginas-21.jpg [10] https://old.icict.fiocruz.br/sites/old.icict.fiocruz.br/files/paginas-30.jpg [11] https://old.icict.fiocruz.br/sites/old.icict.fiocruz.br/files/paginas-33.jpg [12] https://old.icict.fiocruz.br/javascript%3Avoid%280%29%3B [13] https://old.icict.fiocruz.br/../sites/old.icict.fiocruz.br/files